« PARABÉNS, TIAGO MONTEIRO! | Entrada | O TITANIC SEGUNDO DURÃO BARROSO »

junho 20, 2005

O PÓDIO ENVENENADO

Não podia concordar menos com o que o Filipe Moura escreveu a propósito do Grande Prémio de ontem, disputado no circuito de Indianapolis. É óbvio que o Tiago Monteiro nada tem a ver com as trapalhadas que os senhores da FIA criaram nos regulamentos, sobretudo com a estupidez das limitações nas trocas de pneus, e fez apenas o que lhe competia: conduzir o seu carro até à linha da meta, com um acerto que já o transformou no rookie mais regular na história da modalidade. Dos quatro não-Ferrari em prova, ele foi o melhor; o que não deixa de ser excelente e merecedor de encómios, aplausos, etc. Temo é que o pódio numa prova tão rídicula como esta se possa transformar numa vitória de Pirro. O Tiago deu provas de ser um bom piloto de Fórmula 1, à altura das maiores exigências competitivas, precisamente no dia em que este desporto automóvel mergulhou (talvez em definitivo) no absoluto descrédito. Triste sorte.
Quanto ao resto, que a Ferrari tenha aceite competir — e vencer — nestas condições parece-me uma vergonha. É como se o Chelsea, o Barcelona ou o Milan aceitassem jogar a final da Liga dos Campeões sem passar pela fase de grupos, goleando pacificamente uma das equipas mais fracas do torneio (o Benfica, por exemplo).
«Os sinos voltaram a tocar em Maranello», congratula-se o Filipe. Pois. O problema é que não deve ter sido pela vitória da Ferrari mas antes pela morte da Fórmula 1.

Publicado por José Mário Silva às junho 20, 2005 01:37 PM

Comentários

Até ao "triste sorte", vê lá tu, acho que estamos de acordo. No que discordamos é no relativo à Ferrari. Para mim a Ferrari fez o seu papel e não teve culpa nenhuma.
A F1 já passou por outras crises. Talvez esta seja a maior. Concordo contigo, com o dias, com o Pedro Sales: a F1 precisa levar uma volta de alto a baixo, renovar dirigentes (a começar pelo Ecclestone) e regulamentos. Nada disto é contrariado pelo que escrevi atrás.

Publicado por: Filipe Moura em junho 20, 2005 02:46 PM

Já deu para entender que o Sr. José Mário Silva ainda padece da forte azia que acometeu uma fatia considerável da lagartagem nacional na última semana da superLIga. Desejo-lhe as sinceras melhoras.

Publicado por: Joaquim Bastos em junho 20, 2005 02:46 PM

tsc, tsc ... já lá vai um mês e essa dor de cotovelo ainda não passou ...

Publicado por: Tenente Blueberry em junho 20, 2005 02:48 PM

A morte da Fórmula 1? Acho que não, senão também se podia dizer isso quando aqui há uns anos os reabastecimentos durante as provas foram proibidos. A Michelin tem um problema e as marcas que correm com os seus pneus também. Resolvam e apareçam. Não me lembro de ver a Bridgstone a fazer birras por causa dos seus pneus não estarem à altura das exigências deste ano.

Publicado por: João Nazaré em junho 20, 2005 02:53 PM

Peço desculpa pelo comentário futebolístico extemporâneo. De facto, a Jordan não se pode comparar com o Benfica. Quer dizer, apesar de tudo, a Jordan é melhor do que o Benfica.

Publicado por: José Mário Silva em junho 20, 2005 03:06 PM

A minha perspectiva da 'coisa' que vale o que vale:

1. A Michelin, na ânsia de ganhar mais uns milésimos de segundo, cometeu um erro crasso.

2. A FIA cumpriu o seu papel. Em termos regulamentares, não podia estar a abrir excepções... dó porque a Michelin não tinha pneus adequados ao circuito, não podia estar a alterar as regras; a Bridgestone, devido à inferior qualidade dos seus pneus tem prejudicado as equipas que os utilizam e estas nunca 'reclamaram' disso, solicitando algum tipo de contrapartida.

3. O Tiago Monteiro tem um carro bastante mau, com pneus que não 'são grande coisa'; chegou mesmo a dizer que o carro, no início da época, era praticamente inguiável; ou seja, teve de adaptar o comportamento em pista a esses problemas. Tem mostrado uma fiabilidade extraordinária, primeiro do carro, mas também dele próprio como piloto.

4. Ainda ontem, com a perspectiva alucinante de subir ao pódio, podia ter-se deslumbrado e cometido erros. Mas não, fez uma corrida perfeita, deixou o colega de equipa 'a milhas' e mostrou que merece outro carro.

5. A única alternativa ao triste episódio da corrida com 6 carros passava exclusivamente por um consenso de TODAS as equipas, em aprovar a tal chicane; a Ferrari mostrou-se irredutível.

6. Numa perspectiva de competição extrema, podemos compreender essa posição. Acho que não engrandece em nada a Ferrari. Esta vitória pouco ou nada lhe acrescenta.

7. Fez-me impressão ver o Schumacher com ar de 'enjoado' por ter ganho esta corrida, mas, na hora H, não hesitou em, ao sair da box, apertar com o Rubens, que, se não se tem desviado da trajectória que seria a normal, teria provocado um embate entre os dois.

8. Não gostei também de ver a atitude do Schumacher no pódio, "desprezando" o Tiago Monteiro, que às tantas, se viu sozinho no pódio a festejar.

9. É óbvio que o 3º lugar do Tiago é circunstancial; com o carro que tem não é legítimo pedir-lhe mais do que ficar à frente dos 3 pilotos que superou ontem! Mas, ele tem-no feito quase sistematicamente.

10. O Benfica não tem nada a ver com esta conversa!...

(peço desculpa pela extensão do comentário).

Um abraço.

Publicado por: Leonel Vicente em junho 20, 2005 03:34 PM

Futebolices à parte, subscrevo, parcialmente, o Zé Mário. Não creio que tenha sido a morte da Formula 1 nem acho que a Ferrari (ou qualquer das outras duas equipas) fez mal em participar na prova. A culpa do sucedido é, exclusiva e indiscutivelmente, da Michelin. Não é da FIA (na sua alegada "intransigência", leia-se, cumprimento do regulamento), nem das equipas que, legitimamente, decidiram participar. Sem prejuízo, acho que a legitimidade que existiu à partida não foi brindada com a bandeira de xadrez. Ou seja, não creio que uma vitória (ou um terceiro lugar) numa corrida como a de ontem possa ser vista como legítima, no sentido desportivo (no sentido estritamente regulamentar, sim, claro que o será). Aí, acho que o Zé Mário tem razão. Quem, como eu, acompanha a Formula 1 há mais de 25 anos (Allez Laffite!!!!!!!) ter-se-á sentido magoado e, não obstante o orgulho, inevitável, ao ver o Tiago Monteiro no pódio e a bandeira portuguesa içada, no fundo, no fundo, sabemos que aquele terceiro lugar valeu feijões. Guardemos o "regozijo" para quando o Tiago Monteiro lá chegar com 12 ou 14 carros a acabar a prova. Se ele tiver sorte, leia-se, patrocínios e influência, pode ser que chegue lá. Pelo que já fez este ano, parece que só lhe falta o carro.

Publicado por: The Bird @ frangosparafora.blogspot.com em junho 20, 2005 03:36 PM

Boa José Mário! Nesse caso o Sporting deve ser a Minardi!

Publicado por: Joaquim Bastos em junho 20, 2005 03:40 PM

A minha perspectiva da 'coisa', que vale o que vale (pouco, mas é a minha…):

1. A Michelin, na ânsia de ganhar mais uns milésimos de segundo, cometeu um erro crasso… acabando por adoptar a única alternativa que, responsavelmente, podia adoptar, a de abdicar da prova.

2. A FIA cumpriu o seu papel. Em termos regulamentares, não podia estar a abrir excepções... só porque a Michelin não tinha pneus adequados ao circuito, não podia estar a alterar as regras; a Bridgestone, devido à inferior qualidade dos seus pneus tem prejudicado as equipas que os utilizam e estas nunca 'reclamaram' disso, solicitando algum tipo de contrapartida.

3. O Tiago Monteiro tem um carro bastante mau, com pneus que não 'são grande coisa'; chegou mesmo a dizer que o carro, no início da época, era praticamente inguiável; ou seja, teve de adaptar o comportamento em pista a esses problemas. Tem mostrado uma fiabilidade extraordinária, primeiro do carro, mas também dele próprio como piloto.

4. Ainda ontem, com a perspectiva alucinante de subir ao pódio, podia ter-se deslumbrado e cometido erros. Mas não, fez uma corrida perfeita, deixou o colega de equipa 'a milhas' e mostrou que merece outro carro.

5. A única alternativa ao triste episódio da corrida com 6 carros passava exclusivamente por um consenso de TODAS as equipas, em aprovar a tal chicane; a Ferrari mostrou-se irredutível.

6. Numa perspectiva de competição ‘extrema’, podemos compreender essa posição. Acho que não engrandece em nada a Ferrari. Esta vitória pouco ou nada lhe acrescenta.

7. Fez-me impressão ver o Schumacher com ar de 'enjoado' por ter ganho esta corrida, mas, na hora H, não hesitou em, ao sair da box, apertar com o Rubens, que, se não se tem desviado da trajectória que seria a normal, teria provocado um embate entre os dois.

8. Não gostei também de ver a atitude do Schumacher no pódio, "desprezando" o Tiago Monteiro, que às tantas, se viu lá sozinho a festejar.

9. É óbvio que o 3º lugar do Tiago é circunstancial; com o carro que tem não é legítimo pedir-lhe mais do que ficar à frente dos 3 pilotos que superou ontem! Mas, ele tem-no feito quase sistematicamente.

10. O Benfica não tem nada a ver com esta conversa!...

(peço desculpa pela extensão do comentário).

Um abraço.

Publicado por: Leonel Vicente em junho 20, 2005 03:40 PM

Boa José Mário! Nesse caso o Sporting deve ser a Minardi!

Publicado por: Joaquim Bastos em junho 20, 2005 03:43 PM

Estou a ver que devia ter começado o meu comentário com: Listen very carefully. I shall say this only "wonce"...

Publicado por: The Bird @ frangosparafora.blogspot.com em junho 20, 2005 04:08 PM

Grande comentário, Leonel. Concordo em absoluto contigo.

Publicado por: João Pedro da Costa em junho 20, 2005 04:42 PM

hoje houve greve dos professores?

Publicado por: Pedro Oliveira em junho 20, 2005 06:20 PM

Eu o que sei é que o Tiago Monteiro já leva 6 pontos e o Benfica foi campeão!

Publicado por: Bluuuuuargh em junho 20, 2005 07:55 PM

Concordo plenamente com este texto, inclusivé a metáfora da Liga dos Campeões...

Publicado por: Katraponga em junho 20, 2005 08:13 PM

Acho que não se pode dar descrédito a ninguém nesta corrida!
O Tiago Monteiro mereceu esta vitória pelo seu trabalho!
Em relação a gestão da F1, não vejo qualquer incoveniente nas regras, antes pelo contrário! Acho que regras assim põe o desporto mais justo visto que este é liderado pelas mesmas marcas à anos!
Não percebi o porquê do levantar da questão da Ferrari que devia ter "desistido". Penso que esteve bem, visto que não teve cupla nenhuma assim como o Tiago!
Posto isto, dou os meus parabéns ao Tiago Monteiro por ter feito levantar a bandeira Portuguesa no desporto rei automóvel.

Publicado por: O Gato Que Fede em junho 20, 2005 09:59 PM

Deixei um breve comentário sob o ponto de vista Brasileiro sobre o texto de Filipe.
Convido ao Blogue de Esquerda conferir na Babilônia.

Grande abraço! A crise da esquerda por aqui, meus camaradas, está ficando feia.

Publicado por: Renato Motta - Brasil em junho 21, 2005 02:27 AM

Cuidado camaradas, a mensagem acima não foi escrita pelo Gato feio, mas por Renato Motta do Brasil.

E o blogue da babilonia é o www.babilonia.blogspot.com

Me parece que a direita agora conta com hakers

Publicado por: Renato Motta - Brasil em junho 21, 2005 02:31 AM

A F1 está desinteressante e pouco há a dizer sobre isso. Os problemas surgiram depois da morte do Senna, em que se começaram a criar regras e mais regras para tornar os carros mais seguros e lentos - parece que funcionou a primeira intenção e falhou a segunda. Isto por sua vez levou a uma superioridade da Ferrari assente na sua superior capacidade tecnológica para ganhar preciosos milésimos nos mais infímos pormenores e deu ainda a possibilidade ao Schumacher de mostrar que é o melhor piloto da F1 (só não o aponto como de sempre, isso seria uma discussão como saber quem foi melhor, Maradona ou Pelé).

Depois disso a F1 tem sido uma sequência infindável de bocejos provocados por corridas sem o mínimo de emoção. Peço desculpa a quem se entusiasma com isso, mas para mim uma ultrapassagem nas boxes não se aproxima um pintelho que seja da emoção de uma ultrapassagem em plena corrida. Mas são as regras como diz o Filipe, e quem ganha por elas merece a sua vitória.

Pessoalmente, se me pedissem a opinião, colocava a questão de forma simples: proibição de uma série de apoios electrónicos para os carros, inclusão de alguns apoios aerodinêmicos para os tornar mais lentos, limitação da potência dos motores (superior e inferior, não queremos cortadores de relva) e reintrodução de mudanças de pneus sem reabastecimentos. Os carros ficariam mais lentos mas a corrida, penso eu, mais emocionante. E aí é que se veriam quem ganhava: ou seja, apenas aqueles que realmente teriam unhas para a guitarra.

PS - e já agora proibiria as comunicações da box para os pilotos por rádio (no outro sentido seriam permitidas para comunicar problemas), isto daria pelo menos problemas às equipas apra enviar ordens de "deixa passar o teu colega de equipa"...

Publicado por: João André em junho 21, 2005 09:06 AM

Se comparassem com os lagartos ou andrades ficaria muito melhor, porque por muito que vos custe somos muito melhores que esses.
Coitado do infeliz com a comparação, deve ter mais cuidado e não abandalhar o blog.
Até breve.

Publicado por: jaimel em junho 21, 2005 12:17 PM

O Tiago posicionou-se como normalmente, nos ultimos 4 lugares; teve foi menos adversários...

Publicado por: Paulo Pereira em junho 21, 2005 07:22 PM