« A MINHA DESORIENTAÇÃO | Entrada | PONTO PRÉVIO »
março 23, 2004
Palavras que se gastam
Gostaria de poder fazer a estatística dos que se horrorizam quando se classifica alguém de "extrema-direita" e não hesitam em classificar de "anti-semita" quem quer que faça qualquer crítica à política e aos métodos do estado de Israel.
Publicado por tchernignobyl às março 23, 2004 02:49 PM
Comentários
Donde irrompe este post?
Não se percebe...
Publicado por: thirdbacus em março 23, 2004 03:05 PM
o pá
o artigo do filipe moura não critica o estado de israel critica os judeus enquanto povo e o
PROBLEMA É MESMO ESSE
Publicado por: lx em março 23, 2004 03:08 PM
Gostaria de poder fazer a estatística dos que se horrorizam quando se classifica alguém de "extrema-esquerda" e não hesitam em classificar de "extrema-direita" quem quer que faça qualquer elogio à política e aos métodos do Partido Popular.
Publicado por: Palavras em março 23, 2004 03:59 PM
olha, esta gente anda toda maluca: agora é por estatística que se descobre uma boa alma ehehe
por estatística costuma-se discutir se o o Sporting é maior que o Porto, ou se o Benfica é que ainda é o grande ":OP
cá para mim o vosso mal é só este... clubismo, clubismo, clubismo...
Publicado por: Zazie em março 23, 2004 05:34 PM
e o ponto de vista, hã? já não há pontos de vista? é que o ponto de vista é como estilo, sem ele perde-se tudo.
Publicado por: Zazie em março 23, 2004 05:37 PM
ahaha, a grande síntese do dia:
"Pergunta do dia
A discussão sobre a guerra israelo-palestina não se parece demasiado com essa mesma guerra?"
aqui:
http://liberdade-de-expressao.blogspot.com/
Publicado por: Zazie em março 23, 2004 05:39 PM
Zazie:
tens razão em tudo. Há pouco no comentário ao post infra esqueci-me de dizer isso. CLUBISMO! É isso mesmo. Sendo certo que a discussão sobre a guerra é a própria guerra...
Publicado por: Afixe em março 23, 2004 05:43 PM
Meu caro Tchernignobyl,
1 . A questão aqui nem é Israel, mas sim as .teorias de conspiração. de Filipe Moura e o seu .problema judaico..
2 . Mas se quiseres uma resposta honesta e aprofundada lê este meu post: http://ruadajudiaria.blogspot.com/2004_03_08_ruadajudiaria_archive.html#107878931211602640
Publicado por: Nuno Guerreiro em março 23, 2004 05:50 PM
Me respondam uma coisa?
Há algum judeu envolvido no ataque de 11 de setembro?
Há algum judeu envolvido no ataque em Madrid?
Houve algum ataque judaico a Alemanha depois da morte de 6.000.000 de judeus em campos de concentração?
Todos os Portugueses gostam do atual presidente?
Todos os Brasileiro gostam de Lula?
Todos os Americanos gostam de Bush?
Todos os Israelenses e Israelitas gostam de Sharom?
É evidente que não e é bom que não. Como dizia o Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra."
E é burro generalizar os judeus, os arabes,os portugueses,os ingleses...
É notável que a religião tem ocupado um papel dominante na análise da problemática do terrorismo internacional, mas não podemos esquecer que as religiões monoteístas têm, na sua essência, mensagens pacifistas, não dando espaço, nem para interpretações liberais dos dogmas, da guerra ou da violência.
O antagonismo religioso é oriundo,sobretudo, da ignorância que assola e caracteriza os radicais Islâmicos e Judeus.
Não se pode culpar um povo inteiro se apenas alguns dos seus, usam preceitos religiosos de forma belicosa.
Fazer isso é assinar atestado de ignorância religiosa,cultural e histórica.
E chega desses estereótipos "esquerdistas" de opressores x oprimidos. Isso é miopia em grau elevado.
É ignorância em estado bruto.
Publicado por: Brasileiro em março 23, 2004 05:54 PM
Nuno Guerreiro:
faltou "humilde"! Uma resposta honesta, aprofundada e humilde!
Publicado por: Afixe em março 23, 2004 05:56 PM
Aí mê irmão...
Falou muito e falou bem! É que aqui em Portugal ainda estamos um pouco agarrados a estes pré-conceitos. É como a chupeta pró bébé. Se faltar, ele fica chorando. Com um clima como o vosso acho que a coisa ia lá. É isso mesmo. O que o mundo precisa é de sol!
Publicado por: Afixe em março 23, 2004 05:59 PM
Retiro a pergunta. Já percebi donde 'irrompe' o post.
Publicado por: thirdbacus em março 23, 2004 07:08 PM
Obrigado pelas respostas.
lx:
o post do filipe critica um lobby influente, não critica os judeus enquanto povo o que seria com efeito inaceitável.
Um lobby. Não há aqui teorias da conspiração. De resto nem vejo problema na existência num "lobby" pró-judaico e reconhecer que actua de forma eficiente, embora não lhe atribua um poder tão grande como parece fazê-lo o filipe.
Portugal fez lobby em washington a favor de timor leste, é uma actividade legitima.
Penso que o luis foi suficientemente eloquente no seu post.
As pessoas podem achar a forma como o filipe se expressou de "excessiva", mas apetece dizer que só com uma dose muito grande de clubite se pode imaginar que aqui no blog se poderiam defender ou expressar teorias do tipo "revisionista" ou do tipo "Protocolos" anexas à extrema direita como pretendia dar a entender um idiota chamado fritz num comentário a uns posts abaixo.
zazie: não percebeste a ideia.
não se pretende "catar" boas almas ou o que seja com estatísticas. Apenas realçar precisamente a "clubite" aguda de muitas das reacções "indignadas" .
brasileiro, ignorância em estado bruto é a suposição de que a questão dos "opressores e oprimidos" é um "estereotipos esquerdista".
Nuno Guerreiro:
o mesmo que ao lx.
de resto vou ler o teu post.
Publicado por: tchernignobyl em março 23, 2004 09:49 PM
Nuno Guerreiro:
o teu post é uma excelente leitura e sobre ele há muitas coisas a discutir. Muitas coisas.
Paradoxalmente, é o que tem de positivo no detalhe da análise das atitudes que classificas como "anti-semitismo" que poderia fazer dele um bom exemplo de resposta à minha "estatística".
Passo a explicar:
Tens o cuidado de explicar perto do inicio do post a tua posição face ao conflito, que tal como está lá expressa é quase coincidente com a minha.
No entanto, como concretizá-la?
Aí, a minúcia na detecção de sintomas de "anti-semitismo" em tudo o que seja uma atitude "não expectante" e dependente da "boa vontade" de Israel ou da sua liderança em particular do Ariel Sharon(1) muito dificilmente passa pelo crivo do antisemitismo.
Por definição quem quer que dispare um tiro contra o exército israelita, é um antisemita.
Por outro lado, não me apercebi de qualquer referência à eventualidade de certas atitudes do exército israelista e do seu comando e da liderança política do estado de israel(1) poderem elas próprias serem responsáveis por qualquer recrudescimento do antisemitismo.
Ora nem todos terão a tua preocupação em explicar e identificar com rigor (com o teu rigor) o antisemitismo mas há muitos que desatam a falar de antisemitismo sem papas na língua quando se ouve falar de "judeus" desde que isso não seja feito num contexto positivo.
Ora a minha observação dirigia-se àqueles e não são poucos que são muito lestos a usar a expressão antisemitismo enquanto se mostram extremamente penalizados pelo que chamam a "banalização" da palavra fascista ou da expressão "extrema direita", e chegam a tolerar soluções discriminatórias para os imigrantes para não "provocar a extrema direita".
Em resumo o crivo que é necessário passar para se poder classificar hoje uma pessoa de extrema direita, é tão apertado como aquele que é necessário passar para se NÃO ser "antisemita" quando se tiver uma atitude de apoio às razões dos palestinianos.
(1)a minúcia começa logo por aqui, não se pode simplificar um pouco, tem de se seguir esta fórmula "politicamente correcta" quando se poderia dizer pura e simplesmente Israel, ou os israelitas ou até mesmo "os judeus" que as pessoas têm discernimento para isso não é? para identificar os contextos, como é natural dizer-se que "os palestinianos não estão interessados na paz", ou noutas situações "os italianos têm uma extraordinária disciplina táctica a jogar futebol", ou "os irlandeses são loucos por música").
Publicado por: tchernignobyl em março 23, 2004 11:15 PM
de onde? simples. Um foda-se de cada vez!!!
Sempre,sempre desigual,pareço um rio mas nem resisto a gostar o meu sentido!!!
Publicado por: triciclo em março 23, 2004 11:33 PM
também eu triciclo. também eu aprecio o quinta de cabriz. mas bebo com moderação.
Publicado por: tchernignobyl em março 23, 2004 11:59 PM
tchernignobyl explica-me então o que quis ele dizer com:
"É por causa desta duplicidade de critérios, deste complexo do Holocausto que o Ocidente tem em relação a Israel, que houve o 11 de Setembro, o 11 de Março e há-de haver mais. Quando é que o Ocidente se aperceberá de que antes os israelitas do que nós?"
ou ainda esta outra perola:
"Boss, nós somos melhores do que eles (os israelitas) porque não somos terroristas. Porque não ocupamos territórios ilegalmente. Porque não assassinamos. E ainda por cima somos assassinados. Nas nossas estações de comboio, nos nossos prédios, nos nossos aviões. Há aqui qualquer coisa de errado. A luta de Israel não é minha e eu não quero ter nada a ver com ela."
Metade disto vindo de um blogue de direita....
Publicado por: BP em março 24, 2004 12:56 AM
BP:
segundo percebi agora (vide comentário do Zé Mário) ao post do luis "uma pré-publicação..." e o post do Filipe "sobre "antes eles..."" e o meu comentário a esse post antes de chegar aqui, a frase que eu já ontem vi referida até em e-mails de crítica que nos enviaram foi publicada pelo filipe sim, mas no "renas".
De tudo o que o Filipe escreveu, a frase "antes eles do que nós" é a única que rejeito totalmente e que poderia ter provocado uma discussão (não estou a falar daqueles para quem qualquer acção do exército israelita suscita quando muito vagos "lamentos" pela... intransigência palestiniana que "obriga" Israel a essas coisas e qualquer crítica a israel desencadeia uma vaga de protestos e acusações disparatadas claro).
Penso que nem vale a pena estarmos a dicutir os detalhes mas essa frase é a todos os títulos infeliz. Digo "infeliz" porque sei que o Filipe, não só por ser colega de blogue mas pelo conteúdo de tudo o que tem escrito nada tem a ver com atitudes racistas ou "demissionistas".
Publicado por: tchernignobyl em março 24, 2004 09:57 AM
Se Israel se quer suicidar, que o faça só ! Connosco, europeus, É QUE NÃO ! Foi isso que disse o Filipe, E COM TODA A RAZÃO !
É obvio que Israel, para consolidar definitivamente os seus roubos de terras árabes (o sonho judeo-nazi do Eretz Israel, ou Grande Israel, corresponde ao sonho hitleriano da Grosses Deutchland...), está a arrastar os EEUU (através da maior Máfia do mundo: o lóbi judaico americano, que tal como McCarty nos idos 50, põe na lista negra qualquer político que ouse criticar Israel) PARA UMA GUERRA MUNDIAL APOCALÍPTICA COM 1.500 MILHÕES DE MUÇULMANOS, que nunca tolerarão a ocupação da Palestina ! E os EEUU querem à viva força arrastar a Europa para esse conflito ! Devemos fazer-lhes um grande manguito, e dizer-lhes (TAL COMO O FILIPE FEZ): se os israelitas querem provocar todo o Islão ocupando Jerusalém e massacrando todas as noites no telejornal da Al Jazira os mártires palestinianos, caminhamdo PARA A SUA ANIQUILAÇÃO CERTA por um novo Saladino, ENTÃO QUE OS JUDEO-NAZIS se suicidem sós. ESSA NÃO É A GUERRA DA EUROPA ! Nós não martirizamos povos, não roubamos terras nem praticamos a bantustização apartheidesca dos que não têm a nossa religião !
Mais uma vez Filipe, Bravo, e cacetada sem dó nem piedade nessa escumalha judeo-nazi !
Quanto a este lamentável ponto de ordem: vocês, meus caros, "abaixam-se" demais às provocações da escória bussho-sharonesca que squata os comentários deste blogue (de esquerda ?)e caiem numa lamentável COBARDIA MORAL ao absterem-se de se solidarizarem com o Filipe, cujo post só peca por excessivamente tímido na denúncia da MAFIA MAIS MANIPULADORA, MAIS PODEROSA E MAIS PERIGOSA PARA A PAZ MUNDIAL: O LÓBI JUDAICO AMERICANO ! FACE AO TERRORISMO BUSSHO-SSHARONESCO NÃO DEVE HAVER CAPITULAÇÕES !
Publicado por: euroliberal em março 24, 2004 12:55 PM
Tens razão tchernignobyl para mim muito mais grave do que o FM escreveu aqui acerca dos media e dos judeus foi o comentário dele no "renas e veados". O post dele no BdE foi mais uma teoria da conspiração (em que eu não acredito) comum, partilhada por muita gente da esquerda à direita. Agora os comentáios dele no "renas" é que dão um cunho racista a tudo o resto, e isso para mim, como Cristão e Pessoa, é intolerável.
Publicado por: BP em março 24, 2004 03:29 PM